
Paz...Shanti
Sempre penso na paz como uma sementinha que devemos cultivar em nosso jardim interior com muita dedicação. Nos dias de hoje existem vários fatores que podem tirar a nossa paz, o mundo mudou tanto e tão rápido que a paz verdadeira está quase extinta.
Lembro das histórias que meus pais contavam... Os dois viveram à infância no campo, em uma vida muito simples, minha mãe sempre diz que aquela época foi a mais feliz da sua vida, claro que quando se é criança se é mais feliz, mas minha mãe fala no sentido da vida humilde e sincera que levavam...brincando em árvores, nadando em rios, fazendo boizinhos e bonecas com laranjas, minha vó cultiva a comida que ia para mesa, sem celular, computador, modernidades, modas, simples assim...apenas a felicidade de viver com a família, perto da terra, da natureza, sem tantos desejos e apegos!
Meu pai também viveu assim, e até hoje ele foge do stress da cidade e trabalho no campo...nunca deixou rebentar este laço com a "vida na fazenda". Agradeço aos dois que me falavam sobre isso (mesmo que muitas vezes eu não entendesse a real importância), me passaram essa ligação com gente simples, humilde, com a natureza, com os animais!
Vejo as crianças envolvidas pela ilusão dos desejos desde tão cedo, é um consumismo desfreado e inútil, tão logo se tem a boneca que vale um salário mínimo (que muitos nem chegam a ganhar) já se está pedindo a casa da boneca, o vestido, o carro, ou outra boneca. E assim os pais vão comprando seus filhos, pois o trabalho vem em primeiro lugar e a maioria das crianças nem convive direito com os pais!
Nós precisamos trabalhar, pagar contas, ir no mercado, enfrentar muitas filas, trânsito, impostos, e a PAZ vai desaparecendo sem nos darmos conta!
Tudo em nome do TER! Mas é aí que se perde o caminho, pois o caminho do PAZ vem do SER, vem de um momento simples, de um abraço, um beijo, uma borboleta que pousa na flor da janela...
Se o carro é muito valioso, a roupa de grife, o celular o último lançamento, a casa repleta de bens ( a maioria luxo desnecessário), como se ter PAZ? Impossível, neste caso o que ganha espaço é o medo, a insegurança, o pânico...de perder, de morrer, de sofrer um assalto, enfim!
Tudo o que vivemos é reflexo do nosso estilo de vida...daquilo que plantamos!
Aprendi com minha mãe e boa parte da minha família, que é só na simplicidade que existe a PAZ inabalável!
A paz vem de dentro pra fora! E o meu sincero desejo para mim, para as pessoas que amo, para todo o mundo no novo ano que chega é a PAZ verdadeira...paz pra vida inteira! E também uma profunda reflexão sobre o que realmente importa...
Só quando a consciência coletiva mudar e acordar para o real valor da vida, e do viver, acordar do sonho de viver externamente e passar a valorizar e respeitar as coisas eternas e internas é que a mudança será efetiva.
A paz vem da mudança...que haja transformação e que ela comece em mim, em você, em nós!
Shanti OM!
Aline Freitas.
Deixo aqui um trecho do Gabriel "o pensador"
"Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro."