domingo, 3 de agosto de 2008




ACEITE A SI MESMO

Conhecer a si mesmo deveria ser a coisa mais fácil do mundo e se tornou difícil, a mais difícil. Conhecer a si mesmo ficou praticamente impossível. E o que saiu errado? Você tem a capacidade de conhecer. Você está aí, a capacidade de conhecer está aí. Então, o que saiu errado? Por que essa capacidade de conhecer não pode se voltar para si mesma?
Somente uma coisa saiu errada, e a menos que você a coloque certa, permanecerá ignorante a respeito de si mesmo. E o que saiu errado é: uma divisão foi criada em você. Você perdeu sua integridade. A sociedade o tornou uma casa dividida, dividida contra si mesma.
A estratégia é simples, e uma vez entendida, ela pode ser removida. A estratégia é: a sociedade lhe deu ideais de como você deveria ser. E ela lhe forçou esses ideais tão profundamente que você está sempre interessado no ideal, no “como eu deveria ser”, esquecendo-se de quem você é. Você está obcecado pelo ideal futuro e se esqueceu da realidade presente.
Seus olhos estão focados no futuro distante, daí eles não poderem se voltar para dentro. Você está constantemente pensando no que fazer, em como fazer, em como se isso... Sua linguagem se tornou aquela do “deveria” e “poderia”, e a realidade consiste somente do “é”. A realidade não conhece nenhum deveria ou poderia.
Uma rosa é uma rosa e não se levanta a questão dela ser algo mais. E um lótus é um lótus. A rosa jamais tenta se tornar um lótus nem o lótus jamais tenta se tornar uma rosa. Daí eles não serem neuróticos. Eles não precisam do psiquiatra, não precisam de nenhum psicanalista. A rosa é saudável porque ela simplesmente vive a sua realidade.
E assim é com toda a existência, exceto com o ser humano. Somente o ser humano tem ideais e “deverias”. “Você deveria ser isso e aquilo”, então você fica dividido contra seu próprio “é”. O “deveria” e o “é” são inimigos.
Você não pode ser nada além daquilo que você é. Deixe que isto penetre fundo em seu coração: você só pode ser aquilo que você é, e nunca uma outra coisa. Uma vez que esta verdade penetre fundo, que “posso ser somente eu mesmo”, todos os ideais desaparecem, eles são descartados automaticamente. E quando não houver ideal, a realidade é encontrada.
Então, seus olhos ficam no aqui e agora e você fica presente naquilo que você é. A divisão, a cisão, desaparece. Você se torna Uno.** OSHO

Nenhum comentário:

Eventos do mês de setembro: Palestra e vivência sobre pranayama! Clique na imagem e confira...

Eventos do mês de setembro: Palestra e vivência sobre pranayama! Clique na imagem e confira...

Yoga para Crianças

Yoga para Crianças
Brincadeira de criança como é bom, traz amor e esperança...como é bom!

Quem sou eu

Minha foto
Ilimitada, sou uma pessoa que vive a vida de maneira simples e feliz...busco estar em união com Deus, com o universo, com pessoas do bem, com a natureza e comigo mesma.Sou formada em Educacão Fisíca e minha paixão pelo Yoga começou a oito anos atrás, desde então, estou em constante processo de aprendizado para compreender, praticar e ensinar a filosofia yogue em toda sua dimensão. O Yoga é a luz no meu caminho e somente ele trouxe ao meu encontro Deus, que se estabeleceu no meu coração para toda a eternidade! "...finalmente, vi o sol brilhando por trás das nuves, e nunca mais esquecerei a sua face." Ensinar o disciplina yogue me possibilitou estar sempre em contato com seres de luz, minhas alunas e alunos, com quem tenho uma relação de amizade e carinho muito grande e é por isso que criei este blog para ficarmos ainda mais próximos. Ai está um pouco de mim...Namastê!

Sat Sanga, Comunhão com a Verdade!

Sat Sanga, Comunhão com a Verdade!