quarta-feira, 6 de janeiro de 2010


Estágios do Asana 

Em uma de suas preciosas citações, B.K.S. Iyengar diz que às vezes o asana é descrito como ginástica física e que essa descrição é muito equivocada, pois asana significa primordialmente postura, permanência, reflexão e repouso. E embora rotular os asanas como exercícios físicos seja uma descrição equivocada, é praticamente senso comum aqui no Ocidente classificá-los como se o fossem. De certa forma, esse tipo de conceito distorcido ajudou a divulgar o Yoga pelos quatro cantos do planeta, ao mesmo tempo que também ajudou a limitá-lo a apenas uma de suas inúmeras facetas. Isso porque somente a prática de asana não constitui uma forma específica de Yoga, ou seja, asana também é Yoga, mas Yoga não é somente asana. Pode-se até dizer, como inadvertidamente já se diz, que o Hatha Yoga, por exemplo, é tão somente o Yoga do corpo - daí a imediata associação com as posturas como se fossem exercícios físicos. Porém, pouco se diz da associação maior do Hatha Yoga com os processos de controle e expansão da energia vital ou pranayama. Tanto que uma das antigas denominações do Hatha Yoga é Pranayama Yoga, onde o controle do prana - uma espécie de energia sutil que a tudo permeia - não é apenas o mero controle respiratório, mas o link essencial para se acessar o conhecimento da mente, da consciência e de uma força superior, e racionalmente ainda inexplicável, a que chamamos de alma.
O interesse pelo aperfeiçoamento do corpo físico por meio dos asanas, tanto no Hatha quanto em qualquer outro sistema de Yoga, tem como objetivo a aquisição do conhecimento dos processos mentais, do funcionamento da mente e de seu possível entendimento inteligente. Pois só podemos tentar entender de maneira inteligente aquilo que conhecemos intimamente pelo estudo, pela prática, pela vivência. Mas como o funcionamento da mente, bem como seus inúmeros desdobramentos e implicações, ainda continua um mistério, tudo nos leva a crer que deva existir uma ponte que promova uma integração mais acessível da realidade dos mundos externo e interno do ser. E essa ponte, para o Yoga, é o corpo.
Na prática de Yoga, os asanas são, a princípio, realizados com a atenção total nos movimentos e posicionamentos do corpo, pois isso é tudo que o praticante consegue ver e sentir. Esse estágio incial, segundo Iyengar, pode ser chamado de Arambhavastha . A mente vai estar sempre correndo pela superfície, que é o corpo físico. Nesse estágio, não sabemos o que fazer direito: simplesmente fazemos. A mente é apenas levada às diferentes partes do corpo, assim como conduziríamos uma criança por caminhos para ela totalmente desconhecidos.
O segundo estágio é chamado de Ghatavastha . Nele, o praticante começa a perceber o corpo e suas ações de forma simultânea. A mente sai da periferia e começa a "acompanhar" os asanas em tempo real. O corpo não é apenas uma entidade separada. A mente passa a se movimentar com o corpo, a ter "atitude".
O estágio três é Parichayavastha , ou do íntimo conhecimento. Através da mente, o conhecimento do corpo torna-se inteligente e o esforço diminui. Ser íntimo de alguém significa conhecer e compartilhar a vida com essa pessoa. Significa que o esforço e as tensões de adaptação podem ser reduzidos, que a espontaneidade e o entendimento já estão incorporados ao relacionamento. O senso de intimidade com o asana faz com que o corpo seja percebido com inteligência e sensibilidade. Nesse instante, corpo e mente passam a ser um só.
Nispattyavastha , o quarto estágio, é o da perfeição, é o de estar "liberto do corpo". Ao estar perfeito na postura, há um esquecimento, uma libertação do corpo. Mente, inteligência e o mais profundo do seu ser estão agora unidos, num estado de perfeita integração. Em momentos como esse, não se pára para pensar se é o corpo ou a mente que está no domínio das sensações e percepções. De fato, isso já não importa, pois há um esquecimento espontâneo de que corpo e mente existem. Nesse exato instante, dá-se a plena liberdade corpo-mente. 


"Yoga sem espiritualidade é mera acrobacia" é o que Iyengar costuma dizer. Ou, nas palavras de Patañjali: "O corpo do yogi deve se mover na mesma rapidez que sua alma." 

por Rosana Biondillo

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Ilimitada, sou uma pessoa que vive a vida de maneira simples e feliz...busco estar em união com Deus, com o universo, com pessoas do bem, com a natureza e comigo mesma.Sou formada em Educacão Fisíca e minha paixão pelo Yoga começou a oito anos atrás, desde então, estou em constante processo de aprendizado para compreender, praticar e ensinar a filosofia yogue em toda sua dimensão. O Yoga é a luz no meu caminho e somente ele trouxe ao meu encontro Deus, que se estabeleceu no meu coração para toda a eternidade! "...finalmente, vi o sol brilhando por trás das nuves, e nunca mais esquecerei a sua face." Ensinar o disciplina yogue me possibilitou estar sempre em contato com seres de luz, minhas alunas e alunos, com quem tenho uma relação de amizade e carinho muito grande e é por isso que criei este blog para ficarmos ainda mais próximos. Ai está um pouco de mim...Namastê!

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