domingo, 3 de outubro de 2010

Dicas e informações importantes sobre a prática:

  • Lembre-se de que você é responsável pela integridade e pela saúde do seu corpo, por isso é de suma importância que você preencha e entregue sua ficha de anamnese. Se houver alguma restrição física ou de saúde, ou contra-indicação médica, não deixe de avisar. Mesmo sendo saudável, não pratique asanas se tiver febre, gripe, enxaqueca ou qualquer outra doença passageira.
  • Se você for mulher e estiver no seu período menstrual, deverá considerar a possibilidade, por motivos energéticos e fisiológico, de não fazer  as posturas finais de inversão sobre os ombros ou sobre a cabeça. Em caso de gravidez, evite praticar asanas durante os primeiros três meses de gestação e no último.
  • Compareça às aulas regularmente e pratique em casa os exercícios recomendados. Quando for possível, adquira o seu próprio tapetinho antiderrapante individual, que é mais apropriado e seguro para praticar. Ao fazer sua prática em casa, prepare bem o espaço, evitando fazer asanas próximo de móveis ou objetos com os quais você possa se machucar no caso de perder o equilíbrio ou cair.
  • Somente a prática constante irá proporcionar mudanças profundas no seu corpo e na sua mente. Para dominar o método e de fato tirar algum resultado positivo das práticas, é preciso fazer um treino sistemático e constante, de forma que se possa progredir harmoniosamente.
  • Por razões energéticas, desaconselha-se o banho logo após praticar. Tome banho antes da prática.
  • O ideal é fazer a prática em jejum, com o estômago, a bexiga e os intestinos vazios. Caso haja extrema necessidade, coma algo leve e em pequena quantidade (frutas são uma boa opção), lembrando sempre de mastigar bem. Prefira os líquidos e hidrate-se antes de começar. Evite comer até meia hora após terminar a prática.
  •  Escolha, para praticar, roupas leves e confortáveis, que não cortem a circulação e lhe permitam ter liberdade de movimentos. Antes de iniciar, tire relógio, pulseiras ou colares, eles podem lhe machucar e atrapalhar.
  • Se algum exercício produzir dor ou desconforto, evite fazê-lo nas próximas práticas. Ouça o seu corpo. Seja natural e aprenda a usar a intuição e a aplicar a espontaneidade nas práticas. Esforce-se, mas não force os seus limites. Persevere, mas não se torture. Tome consciência de como os diferentes exercícios modificam a respiração e como isso se reflete no fluxo do seu pensamento. Evite que os ritmos respiratório e cardíaco se acelerem demasiadamente.
  • Observe a atitude com que você entra na prática: evite a competição, seja com os demais, seja consigo próprio. Evite também comparar seu rendimento de hoje com o de ontem, a prática como tudo na vida é impermanente! . Lembre que você não precisa fazer todos os exercícios e que o Yoga não é nenhum deles, mas o estado em que você entra ao fazê-los.
  • Interrompa a prática se perder o fôlego ou se ficar muito cansado. Redobre a sua atenção quando perceber que a respiração pára de fluir. Esse é um sinal de que você pode estar ficando cansado e, conseqüentemente, expondo-se a acidentes. Entre e saia das posturas conscientemente: não ultrapasse a sua resistência e adapte os exercícios às suas possibilidades. Não tensione o corpo durante a permanência nos asanas.
  • Procure chegar sempre de 10 a 15 minutos antes de sua aula, se possível. Entre na sala e vá entrando na sintonia do yoga e não esqueça de desligar o celular!
  •  Se o seu cabelo é longo, procure prendê-lo de alguma forma, pois solto ele poderá atrapalhar a sua prática e ser um motivo de distração.
  • Ao final de cada prática, recoloque os acessórios nos seus devidos lugares ordenadamente, deixando a sala de prática pronta para a próxima aula.
  • Não esqueça de deixar seu EGO e seu calçado do lado de fora da sala !

Vá no seu ritmo e desfrute do Yoga em toda sua dimensão!

Boa prática!

Nenhum comentário:

Eventos do mês de setembro: Palestra e vivência sobre pranayama! Clique na imagem e confira...

Eventos do mês de setembro: Palestra e vivência sobre pranayama! Clique na imagem e confira...

Yoga para Crianças

Yoga para Crianças
Brincadeira de criança como é bom, traz amor e esperança...como é bom!

Quem sou eu

Minha foto
Ilimitada, sou uma pessoa que vive a vida de maneira simples e feliz...busco estar em união com Deus, com o universo, com pessoas do bem, com a natureza e comigo mesma.Sou formada em Educacão Fisíca e minha paixão pelo Yoga começou a oito anos atrás, desde então, estou em constante processo de aprendizado para compreender, praticar e ensinar a filosofia yogue em toda sua dimensão. O Yoga é a luz no meu caminho e somente ele trouxe ao meu encontro Deus, que se estabeleceu no meu coração para toda a eternidade! "...finalmente, vi o sol brilhando por trás das nuves, e nunca mais esquecerei a sua face." Ensinar o disciplina yogue me possibilitou estar sempre em contato com seres de luz, minhas alunas e alunos, com quem tenho uma relação de amizade e carinho muito grande e é por isso que criei este blog para ficarmos ainda mais próximos. Ai está um pouco de mim...Namastê!

Sat Sanga, Comunhão com a Verdade!

Sat Sanga, Comunhão com a Verdade!